sábado, 24 de dezembro de 2016

Sobre Retratos

Prefiro mais o por do sol do que o nascer do sol.
Talvez seja porque minhas modelos do por do sol eram entusiasmadas. Não sei.
Sei que não gosto de coisa sonsa. Sem gosto, sem alma. O nascer do sol pra mim é assim. Não vejo graça. Gosto muito mais do por do sol.
Dizem que o nascer do sol simboliza a nova oportunidade que se abre. A nova chance de ser algo melhor do que fui ontem, mas prefiro o fim da luta do por do sol. Aquele sentimento de que a luta diária terminou e você pode contar as lutas que venceu e que perdeu. Pode sentir o cansaço da luta e pode descansar. O nascer é muito sem graça. A luta e o fim dela são muito mais interessantes. Deve ser por isso gosto de fotografar no por do sol, não sei. Mas minhas modelos fotografadas no por do sol tem muito mais vida do que as do nascer. E isso muito me alegra. Gosto do entusiamo.

sábado, 8 de outubro de 2016

Sobre a falta de confiança

É estranho. Eu era muito confiante quando estava empregado. Tudo parecia ser fácil. Não tinha a exata ciência de que  a vida real te amedronta. Sim, fora da caverna você sente medo. Muito medo. Desde que abandonei o meu trabalho, não consegui ser feliz. Foram 15 anos fazendo o mesmo percurso e o dinheiro caindo todo dia 15 e dia 30. Estava triste? O dinheiro estava lá. Estava doente? O dinheiro estava lá. Simples, vantajoso, seguro. Como o passarinho na gaiola. Que quando foge, morre. Está sendo difícil e não fez nem uma semana que estou off. Uma experiência nova para mim, mas acredito ser melhor viver isso agora, do que quando estiver mais velho. A única coisa que tenho como arma é o tempo e preciso usá-lo com sabedoria.

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Sobre a paz de espírito

Depois desses dias intensos, meu espírito começa a se acalmar. Consigo ver uma luz no horizonte. Alternativas, oportunidades, riscos, todas essas riquezas estão junto dessa luz. É um sentimento ótimo pensar que tudo está aberto e não sentir medo ao pensar nisso.

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Sobre decisões importantes

Quando tomo uma decisão drástica, tenho vontade escrever. É incrível como a sensação de vazio nos preenche quando uma decisão impactante é tomada. No dia que tomo uma decisão desse calibre, nem durmo. Me martirizo e me culpo de tal maneira que fico com pena de mim mesmo. Os próximos dias são de intenso luto. Por achar que tomei a decisão errada. Lá pelo sexto dia, me arrependo totalmente da decisão que tomei e quero voltar atrás, mas sigo em frente, não há mais o que fazer. Completada uma semana, começo a me sentir mais confiante. Em olhar para as oportunidades que aparecem no horizonte. O ser humano é uma sobe e desce emocional desenfreado. Vejamos daqui em diante qual será o final dessa jornada.

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Um dia importante

Hoje é um dia muito importante. Se eu errar alguma palavra não irei corrigir depois, pois se não a data da postagem será atualizada.
Meus filhos, me desculpem, essa decisão que eu tomei influência diretamente em suas vidas. Vocês são tudo de mais valioso que existe para mim. Eu os amo, mais que qualquer coisa desse mundo. Entretanto, não dava mais. Não conseguia viver mediocremente dia após dia. Sinto nesse momento, uma mistura de pavor e ansiedade. Pedi demissão do meu emprego e não posso culpar ninguém por isso. Neguei tudo o que é oferecido para quem é obediente. Salário, convênio, previdência, enfim, tudo. Assim como um filho rebelde, não faço mais parte da família Embraer. A rebeldia falou mais alto. O que vamos fazer? É a pergunta que não sai da cabeça. Loucura? Talvez...sobriedade? Talvez. O fato é que agora sou mais um desempregado nesse Brasil e preciso correr a vida com minhas próprias pernas. Entrei muito novo na Embraer. Não tinha consciência do que era a vida. Talvez ainda não tenha essa consciência, mas o tempo urge. Não posso passar a vida com a dúvida do que poderia ter feito se eu mesmo escolhesse por onde caminhar. Vocês poderão sofrer por essa decisão e por isso me desculpo antecipadamente.
Prometo ser guerreiro e fazer valer cada minuto gasto dessa vida para sermos uma família feliz. Como diria aquele pensador que esqueço o nome: "Todos os caminhos levam a morte. Perca-se."
Amo vocês. Que consigamos passar por essa vida com diversão.
Obs: essa mensagem foi escrita em 14/09/2016. Disse que não iria corrigir os eventuais erros, mas não consegui resistir 😂.

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Sobre Fotos

Eu definitivamente me encontro na fotografia. Minha inspiradora Cláudia Regina define que a fotografia é uma ferramenta e ela, Cláudia, não poderia amar uma ferramenta.
Eu já encaro a fotografia como um ofício e eu amo o ofício de fotografar, mas não a fotografia em si mesma, como ferramenta, mas a amo em sua forma de me fazer evoluir e de me permitir o auto-conhecimento. Acho que é por isso que não gosto de pensar no comércio da fotografia. De pesquisar concorrentes, de definir um mercado, etc. Quando penso nisso, noto meu desinteresse e meu esforço imenso em fazer algo do tipo. Pode ser auto-sabotagem, dirá alguns, mas aqui dentro de mim, as coisas não se encaixam assim.
O dinheiro pelo dinheiro, não me motiva na fotografia. O que me faz pegar minha câmera e fotografar não é o dinheiro, é a liberdade, a criatividade, o amor. É isso que me motiva.

Obs: mas não me peça para fazer fotos de graça, por favor! 😂

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Sobre ser coerente

Espero nunca ter coragem de colocar meus filhos num ônibus fretado do trabalho.

Adendo sobre a liberdade

Temos a liberdade de fazer o que não queremos, de estarmos onde não gostamos e de sacrificar uma vida mais plena agora em prol de uma vida mais plena num futuro. É isso o que nos torna humanos?

.................

Ônibus parado. Fila de ônibus na entrada da fábrica. Gado passando pela porteira. O capim é de excelente qualidade. Sempre na mesma quantidade. Coisa fina. Motivação diária para se submeter a essa rotina.

sábado, 9 de julho de 2016

Resiliência

A resiliência é uma arte que tem origem na consciência. Se uma pizza mal feita lhe quebra o equilíbrio e lhe faz perder o rumo, é sinal de que você não está consciente do que é e não tem a resiliência necessária para continuar caminhando se algum infortúnio, por menor que seja, apareça. A boa notícia: estamos sempre aprendendo.

Mágoa

A mágoa contamina a alma e potencializa o amargo da vida.